Dicas / 28 de agosto de 2019

Confira 4 motivos para sua família morar em Sorocaba!

1. QUALIDADE DE VIDA

A cidade de Sorocaba recebeu a 2ª melhor avaliação da Qualidade de Vida entre os 10 maiores municípios do Estado de São Paulo. É o que aponta novo estudo realizado pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat) no 3º trimestre de 2018. A cidade que possui aproximadamente 670 mil habitantes recebeu “Alto Grau de Satisfação” no que se refere ao bem-estar da população.

Esse indicador é reflexo das ações e investimentos implementados pela administração da cidade, que tem priorizado investimentos voltados ao desenvolvimento em sintonia com a ampliação da qualidade de vida dos sorocabanos.

2. INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO

Com um projeto de expansão iniciado pelo governo municipal em 1997, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das mais desenvolvidas do país. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades.

A Região Metropolitana de Sorocaba concentra os principais condomínios de luxo do país. O Aeroporto de Sorocaba, com instalações da Embraer e Gulfstream, é considerado o aeroporto executivo mais movimentado da América do Sul, recebendo mais de 200 voos por dia.

 O município conta com cento e seis quilômetros de ciclovias, criadas nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. Complementando este projeto, Sorocaba conta desde 2012 com um sistema de bicicletas públicas, denominado Integrabike, semelhante ao das cidades europeias de Barcelona, Lisboa, e Amsterdã. Possui a segunda maior malha cicloviária do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.

3. SAÚDE

A cidade é servida por uma boa infraestrutura na área da saúde com muitos hospitais como o Hospital Santa Lucinda, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Santa Casa de Misericórdia (fundada há mais de duzentos anos), Hospital Evangélico, Hospital Samaritano, Hospital da Unimed, e o Hospital Regional de Sorocaba.

O destaque da área é o Hospital Oftalmológico de Sorocaba, que é o hospital que mais realiza transplante e captação de córneas no Brasil. Este foi homenageado no I Prêmio Destaque em Doação de Órgãos da Secretaria de Saúde de SP e já conseguiu eliminar a fila de espera para o transplante na região de Sorocaba e em toda a cidade de São Paulo.

4. SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

A cidade é considerada uma das mais sustentáveis do Brasil, possui Planejamento Estratégico com base em dois eixos internacionais de desenvolvimento. Um deles, é o conceito de “Cidade Saudável”, iniciativa da Organização Mundial da Saúde o conceito propõe políticas públicas com vistas à utilização do espaço urbano como promotor de qualidade de vida, tendo como modelo Montreal, no Canadá.

Em Sorocaba, se encontra o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, inaugurado em 20 de outubro de 1968, reconhecido nacional e internacionalmente, pelos trabalhos que desenvolve nas áreas de pesquisas científicas, conservacionismo, preservacionismo e educação ambiental tendo a classificação “A”, a mais alta outorgada pelo IBAMA. O zoológico é referência na América Latina no que se refere a lazer, pesquisa, preservação e educação ambiental e já recebeu mais de 1 000 000 de visitantes, dentre eles estudantes de 81 cidades do estado de São Paulo.

Desde junho de 2013 as Concessionárias de veículos do município são obrigadas a plantar mudas de árvores para cada veículo zero-quilômetro vendido na cidade paulista, de acordo com a Lei Municipal nº 8.568.

Com base no número de veículos zero-quilômetro vendidos no município, estima-se que por ano mais de 25 mil novas mudas devem ser plantadas pelas concessionárias. A lei não é válida para as concessionárias de veículos usados. O projeto contribuirá com o plantio de mudas no município e, consequentemente, com a diminuição do dióxido de carbono, responsável pelo Efeito estufa, e emitido em grande parte pelos veículos.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário.